info@fundacaoameliademello.org.pt

Parcerias e Projetos

Universidade Católica Portuguesa

A UCP tem como missão procurar estimular e desenvolver indivíduos íntegros, destacadamente líderes nas suas áreas de atuação na sociedade através de uma preparação académica e científica, alinhada com os mais altos standards internacionais e com preocupação no desenvolvimento de um comportamento ético e socialmente responsável;

Tem também a missão de contribuir para a sociedade através da criação de conhecimento associado à investigação científica, reconhecida publicamente nos mais exigentes fóruns globais, nomeadamente, nas áreas de Economia e Gestão, Ciências Humanas, Direito e Ciência Política.

No esforço tendente a afirmar-se como uma das melhores universidades europeias, a UCP presta um serviço muito valioso à sociedade, contribuindo de forma decisiva, segundo os padrões internacionais mais exigentes, para a educação universitária dos jovens e para a formação contínua dos quadros das empresas e instituições de solidariedade social em Portugal;

PROTOCOLO

A Fundação desenvolve, desde há décadas, bem como as empresas e as Famílias José de Mello a ela ligadas, constituem parceiros constantes no apoio ao desenvolvimento estratégico da UCP, através de:

• Apoio continuado ao desenvolvimento das infraestruturas da Universidade;
  • Formação do seu corpo docente através da concessão de bolsas de doutoramento nas melhores escolas internacionais e à criação de conhecimento através da concessão de bolsas de investigação;
  • Apoio a alunos carenciados e de elevado mérito;

A Parceria tem como vetores essenciais:

1. Financiamento de bolsas sobretudo em três grandes áreas científicas: Ciência Política, Economia e Gestão e Ciências Humanas:

a) Ciência Política

• Licenciaturas e Doutoramentos na área da Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos para alunos de reconhecido mérito académico, mas sem possibilidades financeiras.

b) Economia e Gestão

• Cátedra Alfredo da Silva” atribuída ao “Dean” da Católica Lisbon School of Business and Economics;
  • Cursos de Formação Avançada para Dirigentes Eclesiais oferecidos pela Católica Lisbon School of Business and Economics.

c) Ciências Humanas

• Atribuição de prémios e bolsas a estudantes de mestrado e doutoramento dos Programas desenvolvidos no âmbito do “The Lisbon Consortium”.

2. A prestação de apoio, pela Fundação, a programas editoriais:

• Apoio à realização e edição de biografias de personalidades ligadas à UCP que tenham tido um papel relevante na sociedade portuguesa contemporânea.

3. A concessão de bolsas de estudo para frequência de outros programas de mestrado e doutoramento ministrados pela UCP

Adicionalmente, a Fundação atribui:

• 1 prémio ao melhor aluno da Faculdade de Teologia
  • 3 prémios na Faculdade de Psicologia aos alunos que mais se distingam pelo seu envolvimento em atividades de voluntariado, de internacionalização, de investigação e de associativismo académico

Universidade Nova de Lisboa

A UNL possui características de investigação e formação que a tornam singular em Portugal, tendo como missão uma investigação colaborativa, responsável e internacionalmente relevante, privilegiando áreas interdisciplinares e incluindo a investigação orientada para a resolução dos problemas que afetam a sociedade.

A Fundação pretende apoiar projetos de investigação científica desenvolvidos pelas Unidades Orgânicas da UNL através da concessão de donativos com vista à participação em projetos, atribuição de bolsas de estudo e prémios.

Nova School of Business&Economics

A Nova SBE tem como missão ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto em Portugal e no mundo.

A Fundação Amélia de Mello é desde 1982 mecena da Nova SBE, contribuindo ativamente para a missão da escola no ensino e na investigação com Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito.

A Parceria com a escola traduz-se em:

1. Bolsas e prémios de Mérito para alunos e projetos de investigação;
  2. Bolsas de estudo para o mestrado em Gestão
  3. Prémio de Mérito ao melhor aluno da licenciatura em Gestão
  4. Cátedra de Liderança

Também resultam do contributo da Fundação:

• Conferência anual sobre paradoxos – “Leadership & Society Forum
  • Arquivo Histórico CUF – Alfredo da Silva
  • Coleção Biográfica “Histórias de Liderança”

NOVA Medical School

É uma das mais prestigiadas Faculdades de Medicina portuguesas, ministra o ensino médico pré-graduado no seu Pólo de Ciências Básicas e em diversos Hospitais do SNS, tem uma participação crescente no ensino pós-graduado e desenvolve uma importante atividade de investigação em Medicina e Serviços de Saúde.

A Fundação contribui de forma ativa para:

• Cátedra em Envelhecimento Fundação Amélia de Mello – Mestrado Integrado em Medicina
  • Cátedra de Nutrição – Licenciatura em Ciências da Nutrição

Mestrados de Bolonha

Com o objectivo de possibilitar que alunos com carência de recursos financeiros possam completar a sua licenciatura, com o mestrado criado no âmbito da reforma de Bolonha, foi instituído um programa de bolsas tendo cada uma um valor equivalente à totalidade das propinas, até um montante máximo de 8.000 euros.

Podem candidatar-se ao programa de bolsas todos os alunos que tenham sido admitidos aos programas de mestrado
de Bolonha em Economia, Gestão ou Finanças da pre-experience da Católica Lisbon School of Business & Economics e da Nova School of Business and Economics.