O projeto do Arquivo Histórico da Fundação Amélia de Mello (FAM) surgiu em 2018 no quadro das atividades da FAM, quer para preservar um património histórico excecional, quer para permitir aos investigadores o acesso a fontes primárias de informação.
O Arquivo CUF-Alfredo da Silva é composto por três arquivos distintos sob a forma de um igual número de bases de dados.
O Arquivo Documental reúne a documentação com interesse histórico pertencente à CUF (atual Bondalti) e às empresas que lhe sucederam. Esporadicamente é ainda possível encontrar documentação de outras empresas pertencentes ao grupo CUF. O Arquivo Fotográfico contém várias dezenas de milhar de fotografias, em diferentes suportes. No Arquivo de Plantas e Desenhos estão cerca de 135.000 plantas e desenhos produzidos pelos serviços técnicos do grupo CUF. O investigador pode também pesquisar uma base de dados da documentação relativa ao grupo CUF que pode ser encontrada nos arquivos públicos portugueses.
Apoios Sociais
Tradicionalmente, a Fundação concedia apoios sociais a diversas instituições, vocacionadas sobretudo para a ajuda humanitária, mas actualmente canaliza quase exclusivamente os seus donativos para a concessão de Bolsas.
