A Fundação Amélia de Mello lança três bolsas no valor de 150 mil euros cada, para projetos de investigação nas áreas de:
A Fundação Amélia de Mello dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do seu compromisso social, anuncia a criação das Bolsas de Investigação Fundação Amélia de Mello, pondo em prática uma nova ambição e aposta na investigação desenvolvida em Portugal e reposicionando o modelo de atribuição de Bolsas.
Com base na experiência adquirida, entende-se que faz sentido adotar uma nova política visando um investimento virado para um futuro “mais próximo” da atualidade e dos problemas e oportunidades que se colocam. Faz-se também a associação a personalidades marcantes da sociedade portuguesa que, nomeadamente, tiveram um papel de excecional importância na Fundação. Assim, aproveitando a experiência dos 3 prémios de investigação, criados no contexto das comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, evolui-se para um patamar diferente, associando os nomes de personalidades de caráter marcante da Família José de Mello, como foram Amélia da Silva de Mello, Jorge de Mello e José Manuel de Mello.
Na linha da iniciativa concretizada nos últimos três anos com os Prémios Alfredo da Silva, irão ser privilegiadas as áreas da descarbonização, da inovação na indústria e da inovação social. Promove-se uma ligação com os nomes das pessoas e das áreas em que tiveram particular destaque ao longo da sua vida, pelo que as bolsas passarão a ter a seguinte denominação:
Bolsa José Manuel de Mello – Empreendedorismo
Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação
Bolsa Amélia de Mello – Inovação Social
Estas bolsas visam distinguir projetos de investigação que estejam focados na procura da transformação real. Supõe-se uma prova de conceito visando criar valor a partir de ideias e oportunidade de base científicas que necessitam de validação e desenvolvimento adicionais, com implementação dentro do tecido empresarial.
As BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO AMÉLIA DE MELLO serão lançadas anualmente, uma por cada ano, e pretendem reforçar o foco no apoio aos investigadores que desenvolvem a sua atividade em Portugal, estejam ou não integrados em universidades.
Uma bolsa de investigação da Fundação Amélia de Mello em parceria com o BCSD Portugal que pretende distinguir e ser um suporte financeiro aos empreendedores com projetos originais nos domínios da sustentabilidade e da descarbonização.
CANDIDATURAS ATÉ 31 DE MARÇO DE 2025
Uma bolsa de investigação da Fundação Amélia de Mello em parceria com a COTEC Portugal que pretende distinguir e ser um suporte financeiro aos empreendedores para o arranque do conceito de negócio, no domínio da inovação ao nível da indústria.